Convite de CasamentoO convite de casamento é o responsável por anunciar o grande dia para familiares e amigos. Tudo deve ser verificado, as cores, o formato, a letra e o tamanho do convite. Eles devem ser selecionados com base no gosto do casal, na decoração e o local onde a festa será feita.

Os noivos podem optar por colocar no um cartão no envelope, solicitando uma resposta de comparecimento do convidado (chamado de RSVP referente à expressão francesa Répondez S'il Vous Plaít, que significa 'Responda, por favor').

Primeiramente, deve-se escolher o tipo de convite que pode ser personalizado, informal, formal ou ter um tema, caso seu casamento seja temático. Os papeis para convite de casamento podem receber cores tonalizadas, pintados à mão, enfeitados com fibras e contrastes.

Eles devem ser confeccionados com antecedência, pois devem ser entregues aos convidados pelos menos com 30 dias de antecedência. Depois, é necessário escrever as informações no convite e em muitos casos é contratado o serviço de um calígrafo.

TaçasDicas para convite de casamento

  • Comece a planejar o layout do convite com no mínimo três meses de antecedência. Isso previne que ocorram erros de impressão ou problemas durante o envio;
  • Durante a impressão, sempre verifique os possíveis erros que possam ocorrer. Caso tenha algum problema, peça que refaçam e imprimam de novo;
  • Estipule que cada envelope contenha um convite. Também é interessante colocar um mapa do local da festa, pois certos lugares são de difícil acesso. Há pessoas que inserem nos convites de casamento um link do site em que está a lista de presentes ou o nome da loja.

Endereçar o convite

Inicialmente, os noivos devem decidir todos os convidados e ter em mãos os nomes corretos de todas as pessoas. É algo trabalhoso, mas que deve ser feito com cuidado porque errar o nome de um amigo ou parente é sempre embaraçoso.

Casais que possuam o mesmo sobrenome.

Sr. e Sra. João José Carmello Caputto

Para os casais que não possuem o mesmo sobrenome, deve-se escrever o nome completo dos dois.

Sr. João José Carmello Caputto e Sra. Aline Valentim Scaravaggio

Para convidar o casal e seus filhos.

Sr. João José Carmello Caputto e Família.

Quando o convite é feito a amigos solteiros, não é necessário ser tão formal.

Aline Valentim Scaravaggio

Para convidar parentes mais próximos, as madrinhas e os padrinhos.

Aos queridos pais.

Aos padrinhos João e Aline

Convite para CasamentoTaçasTipos de Convite

- Formal: Esse tipo de convite é usado nas festas mais tradicionais e requintadas. Ele é escrito na terceira pessoa e a hora e a data são escritas por extenso. É um dos mais usados, pois há muitos casais que prezam a tradição.

- Informal: É o convite usado pelos casais mais informais e que terão uma recepção mais simples e jovem. Como os outros, ele deve conter os dados sobre o local, data e horário do evento. 

- Temático: Indicado para as festas que possuem um tema como os que são realizados na praia ou no campo. É necessário informar ao convidado qual será o assunto da festa com detalhes no próprio convite.

- Personalizado: Tipo de convite feito pelos noivos que buscam coisas novas no casamento. Altera-se a cor, o material do papel e até a forma de entrega. Em alguns casos os convites são enviados na forma de almofadas, feitos de gel, em balões e outros materiais. Costumam ser os que mais demoram para ficar prontos.