Bolo para CasamentoO bolo é um dos principais símbolos do casamento e são utilizados não só como um doce, mas também como ornamentação das festas. Inicialmente, eles eram apenas brancos e bastante simples; porém, passaram a ganhar mais cores e sabores. A utilização de bolos em datas comemorativas começou junto com o uso do trigo que é o símbolo de fertilidade e prosperidade.

Na Grécia Antiga, os noivos serviam um biscoito com ingredientes doces e salgados para lembrá-los sobre as situações doces e salgadas de um matrimônio.

Na Idade Média, os convidados eram responsáveis por levar pequenos bolos para a festa e eram empilhados. Somente no século XVII, na França, é que foram criadas algumas coberturas de bolo mais elaboradas e com novos ingredientes.

Bolos de Casamento do Mundo

China – Os bolos chineses recebem muitas camadas e representam o sucesso adquirido pelos noivos. A primeira fatia é cortada pelos dois de baixo para cima e servida para os avós e os pais.

Dinamarca – Costuma escolher um bolo feito com forma de anel e com o centro recheado de frutas frescas e doces. Os recém-casados são responsáveis pelo corte do bolo.

França – O bolo tradicional usado pelas noivas francesas recebe o nome de croquembouche que possuem diversas camadas de caramelo e creme.

Itália – São diversos tipos de bolos oferecidos pelos italianos em suas festas de casamento. Algumas delas chegam a não oferecer nenhum tipo de bolo.

Inglaterra – A maioria dos bolos oferecidos nos matrimônios são os ingleses feitos com passas, amêndoas, cerejas e com cobertura de doces. Eles costumam guardar a parte superior do bolo até o nascimento do primeiro filho.

Doces de Festa

Bem-Casado

Esse doce é um dos símbolos do casamento, pois ele representa a união e o respeito entre o casal. Ele deve ser entregue a cada um dos convidados na festa para que cada pessoa receba a mesma sorte dos noivos. O doce surgiu na Europa, no século XVIII, e é feito com duas camadas de pão-de-ló que são recheadas com doce de leite.

Depois, eles são mergulhados em uma calda de açúcar. Em alguns países, há uma mudança nos ingredientes como a adição de leite condensado e ovos moles.

Buffet de Casamento

O que os convidados vão comer na festa de casamento, deve ser decidido pelos noivos de acordo com seu estilo de festa. Por isso, a noiva deve pensar em diversos detalhes para organizar o casamento.

São várias opções, como: mesa de frios, salgados fritos e assados, coquetel, jantar, pratos quentes, frutos do mar e outros tipos de pratos.

Na hora de servir os comes e bebes, defina como será feito o serviço; se os garçons irão até a mesa dos convidados ou vice-versa.

Comidas de CasamentosDefina também a quantidade de comida necessária para alimentar seus convidados. Saiba exatamente o tempo que a festa irá ocorrer, e, em seguida, saiba a quantidade de adultos e crianças e se você irá complementar o bolo com outros doces.  

Para as bebidas, avalie os seus convidados e dê preferência às bebidas que se adaptem com o perfil da maioria. Água, refrigerantes, vinhos e champanhes costumam aparecer em todas as festas.